-
Arquitetos: FURO
- Área: 400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Mariana Sanches
-
Fabricantes: Prumos de madeira tratada, Toscca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, situado em Lisboa, celebrou o quinto aniversário através de uma série de eventos ao ar-livre entre os quais um mercado de produtores curado pela Comida Independente, uma associação que coopera com diversos produtores locais emergentes e ambientalmente conscientes.
O FURO foi responsável pela conceção das bancas e pela organização espacial do mercado. As bancas foram materializadas em treze estruturas desmontáveis de madeira que aspiram, com seu desenho pragmático, a um bom desempenho estrutural, otimização do número de peças necessárias e facilidade de reutilização em eventos futuros.
As bancas foram dispostas num círculo com 23 metros de diâmetro. Todas as frentes foram orientadas para o interior. No centro, uma longa mesa alta convida à permanência e sublinha o carácter informal e comunitário do mercado. Telas coloridas no plano superior e traseiro de cada estrutura protegem os vendedores do sol e da chuva, ao mesmo tempo que definem o perímetro do mercado na paisagem atraindo os transeuntes com a sua exuberância cromática para as bancas de ostras, vegetais, fruta, pasta fresca, cogumelos, pão e muito mais.